segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Evangelho do Dia - 01 de setembro de 2014

Verde. 2ª-feira da 22ª Semana Tempo Comum 

Evangelho - Lc 4,16-30
Ele me consagrou com a unção
para anunciar a Boa Nova aos pobres.
Nenhum profeta é bem recebido em sua pátria.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas 4,16-30

Naquele tempo: 
Veio Jesus à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. 
Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, 
e levantou-se para fazer a leitura. 
Deram-lhe o livro do profeta Isaías. 
Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: 
'O Espírito do Senhor está sobre mim, 
porque ele me consagrou com a unção 
para anunciar a Boa Nova aos pobres; 
enviou-me para proclamar a libertação aos cativos 
e aos cegos a recuperação da vista; 
para libertar os oprimidos 
e para proclamar um ano da graça do Senhor.' 
Depois fechou o livro, 
entregou-o ao ajudante, e sentou-se. 
Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. 
Então começou a dizer-lhes: 
'Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura 
que acabastes de ouvir.' 
Todos davam testemunho a seu respeito, 
admirados com as palavras cheias de encanto 
que saíam da sua boca. 
E diziam: 'Não é este o filho de José?' 
Jesus, porém, disse: 
'Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: 
Médico, cura-te a ti mesmo. 
Faze também aqui, em tua terra, 
tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum.' 
E acrescentou: 
'Em verdade eu vos digo que nenhum profeta 
é bem recebido em sua pátria. 
De fato, eu vos digo: 
no tempo do profeta Elias, 
quando não choveu durante três anos e seis meses 
e houve grande fome em toda a região, 
havia muitas viúvas em Israel. 
No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, 
senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. 
E no tempo do profeta Eliseu, 
havia muitos leprosos em Israel. 
Contudo, nenhum deles foi curado, 
mas sim Naamã, o sírio.' 
Quando ouviram estas palavras de Jesus, 
todos na sinagoga ficaram furiosos. 
Levantaram-se e o expulsaram da cidade. 
Levaram-no até ao alto do monte 
sobre o qual a cidade estava construída, 
com a intenção de lançá-lo no precipício. 
Jesus, porém, passando pelo meio deles, 
continuou o seu caminho. 
Palavra da Salvação. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário