quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Evangelho do Dia - 14 de agosto de 2014

Vermelho. 5ª-feira da 19ª Semana Tempo Comum 
S. Maximiliano Maria Kolbe PresbMt, memória
Evangelho - Mt 18,21-19,1

Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus 18,21-19,1

Naquele tempo: 
Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 
'Senhor, quantas vezes devo perdoar, 
se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 
Jesus respondeu: 
'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 
Porque o Reino dos Céus é como um rei 
que resolveu acertar as contas com seus empregados. 
Quando começou o acerto, 
trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 
Como o empregado não tivesse com que pagar, 
o patrão mandou que fosse vendido como escravo, 
junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, 
para que pagasse a dívida. 
O empregado, porém, caíu aos pés do patrão, 
e, prostrado, suplicava: 
'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 
Diante disso, o patrão teve compaixão, 
soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 
28Ao sair dali, 
aquele empregado encontrou um dos seus companheiros 
que lhe devia apenas cem moedas. 
Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 
'Paga o que me deves'. 
O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 
'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 
30Mas o empregado não quis saber disso. 
Saiu e mandou jogá-lo na prisão, 
até que pagasse o que devia. 
Vendo o que havia acontecido, 
os outros empregados ficaram muito tristes, 
procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 
Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 
'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, 
porque tu me suplicaste. 
Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, 
como eu tive compaixão de ti?' 
O patrão indignou-se 
e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, 
até que pagasse toda a sua dívida. 
É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, 
se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.' 
Ao terminar estes discursos, 
Jesus deixou a Galiléia 
e veio para o território da Judéia além do Jordão. 
Palavra da Salvação. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário